PARCERIA ESTRATÉGICA ENTRE FORD E VOLKSWAGEN



Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Pode parecer até o retorno da Autolatina, mas não é nada do que se trata a aliança estratégica da Ford e Volkswagen!

Nos anos 90 as duas empresas foram responsáveis pela produção de grandes modelos que ficaram nos corações de diversos brasileiros.

Em 1987, nascia a Autolatina, formada pela joint venture da Ford e Volkswagen. A estratégia era atender aos mercados latinos, em especial, Brasil e Argentina. Naquela época o mercado automotivo encontrava-se desaquecido e a parceria parecia promissora, e, foi até um determinado período da história.

Para a Ford a estratégia na época era ganhar mais mercado, já que a Volks possuía a maior fatia. Os modelos produzidos pelas duas companhias, competiriam com modelos muito semelhantes em cada faixa de clientes. Porém com conflitos de interesses de ambas, a joint venture teve seu fim em 1994.

Desta parceria surgiria alguns modelos que são bastante lembrados até hoje, e, inclusive não muito difíceis de se ver nas ruas atualmente. Alguns deles eram, o Santana (VW) e seu irmão o Versailles (Ford). Outro bom exemplo, o Logus (VW) e o Escort (Ford).

Sairia então, a Ford sem modelo próprio e com dinheiro, e, a Volks com os modelos. Em 1991 as empresas firmaram um modelo bem parecido, porém com divisão igualitária entre as duas que viria a se chamar Autoeuropa, atuando no mercado Português.

Parceria Ford e Volkswagen

Há algumas semanas as duas companhias se pronunciaram, sem dar grandes detalhes sobre a parceria. Porém já deixaram claro que não será como a Autolatina, ou algo do tipo. Será mais parecida com uma parceria estratégica de cooperação entre as gigantes.

Basicamente é uma estratégia hostil de crescimento de participação de mercado global. Enquanto vê-se um crescimento de marcas estrangeiras – (Principalmente as asiáticas, que têm mostrado força a cada ano).

Desta forma, ganha-se maior flexibilidade, o mercado mudou, a aceitabilidade mudou também por parte dos mercados consumidores de todo o mundo. Novas tecnologias, novos mercados têm “brotado” e é preciso elevar a competitividade, garantindo o futuro. E, ambas acreditam que as parcerias serão as chaves para que isso ocorra.

Fonte: G1 / Quatro Rodas

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta